quinta-feira, 18 de maio de 2017

Discurso de Teresa Simão no dia de apresentação da Candidatura à Câmara Municipal de Marvão (6/5/2017)


Caros Amigos, atingimos hoje mais uma etapa!

A 31 de outubro de 2015, estivemos aqui presentes para apresentar o movimento independente Marvão para Todos e, entre outros aspetos, referimos a nossa intenção de apresentarmos uma candidatura às eleições autárquicas de 2017. Pois é com muito orgulho e muita satisfação que, cerca de um ano e meio depois, aqui estamos para dar cumprimento à nossa palavra, apresentar as equipas candidatas aos diversos órgãos autárquicos e, mais, avançar já com algumas propostas para vir a renovar e melhorar a qualidade de vida dos marvanenses e de todos aqueles que elegem o nosso concelho para trabalhar, residir ou simplesmente passear!

Desde a nossa apresentação pública, muito trabalho foi desenvolvido, o grupo foi francamente ampliado e, todos juntos, temos contribuído para construir a identidade que atualmente nos orgulhamos de ter, bem como traçar um projeto sólido que é seguramente uma forte alternativa a apresentar aos marvanenses.

Só trabalhando em equipa, com amizade, lealdade, competência, dedicação e muita entrega a esta causa foi possível chegarmos a esta fase.

Porquê o desafio de integrar um projeto político e, em concreto, o movimento independente Marvão para Todos?

Todos nos conhecem e sabem que, ao longo das nossas vidas, temos contribuído abnegadamente para dinamizar e melhorar as condições de vida do concelho que nos viu nascer e crescer ou em que vivemos, quer seja integrando as diversas associações do concelho, quer seja individualmente. Na verdade, o concelho de Marvão tem estado sempre presente nas nossas vidas!
Chegou agora o momento de abraçar um novo desafio – participar na gestão do nosso concelho com a apresentação da candidatura aos diversos órgãos autárquicos através de um movimento independente. Sim, somos os únicos (pelo menos dos apresentados até ao momento) que podemos dizer verdadeiramente que somos independentes.
Se, por um lado, nos exige muito mais dedicação, nos obrigou a trabalhar muito mais para irmos criando uma identidade; por outro lado, traz-nos muitas vantagens, sendo a principal a maior defesa da democracia.
Ao trocarmos ideias sobre os movimentos independentes e as diversas candidaturas já conhecidas, o Dr. Rui Moreira, autarca do Porto eleito por um movimento independente, quis deixar-nos uma nota para partilharmos:
“As candidaturas independentes são uma afirmação da cidadania e estou certo de que o vosso movimento irá contribuir para o aprofundamento da democracia em Portugal.”

Sem dúvida, é respeitando as bases da democracia que, e sempre em equipa, contamos gerir o desenvolvimento do nosso concelho de forma integrada, cumprindo rigorosamente a lei e tratando todos os munícipes de igual modo. Essa lógica de integração permanente inclui também a promoção de uma cooperação contínua entre o executivo camarário e as juntas de freguesia, tendo sempre em vista o chegar a mais gente possível e de forma igualitária.
Não é por acaso que hoje optámos por apresentar aqui todos os cabeças de lista e já alguns dos seus mais próximos colaboradores da câmara municipal, da assembleia municipal e das diversas juntas de freguesia. Há muito que temos as equipas constituídas e há muito que trabalhamos em conjunto, no sentido de elencar as necessidades do nosso concelho.

O papel de candidata à câmara municipal de Marvão…

Hoje apresento-me aqui na posição de candidata a presidente da câmara municipal de Marvão! Muitos estranharão ver-me nesta posição de maior visibilidade, pois sabem que sempre gostei de trabalhar em prol do meu concelho, mas de forma discreta. Na verdade, há muito que trabalho desinteressadamente em prol da valorização de Marvão, em concreto, e do Alto Alentejo e da raia em geral, essencialmente na sua componente de Património Imaterial que, como sabem, diz respeito às identidades, aos costumes e às tradições.
Há um ano e meio, se me indicassem esta posição, diria logo que não passava pelos meus planos, mas a passagem do tempo e as circunstâncias assim o proporcionaram. Na verdade, aceitei encabeçar a lista candidata à Câmara Municipal de Marvão em nome do amor que sempre tive pela minha terra e também porque senti que não podia deixar de responder aos apelos não só dos membros da equipa a que pertenço, mas também dos muitos marvanenses que nos últimos tempos me foram incentivando a fazê-lo. Como defraudar quem em mim depositava tanta esperança e confiança?

À semelhança dos meus companheiros do Marvão para Todos, sinto um grande orgulho ao integrar um grupo de pessoas marcado por uma grande heterogeneidade, na qual aliamos diferentes gerações, diferentes formações, diferentes personalidades, em que muita gente surge pela primeira vez no contexto político, com novas ideias, novas visões e massa crítica para conseguirmos apresentar uma melhor alternativa. E, acima de tudo, um grupo de pessoas cujas formações e vidas profissionais não precisam da política para viver, o que nos confere maior liberdade de pensamento e ação, tendo em vista a busca do bem comum das nossas comunidades.

Em breve apresentaremos o Programa de Ação para o concelho, em geral, e para as freguesias, em concreto. Como já referi, esse programa está a ser construído com o apoio de todos, pois o trabalho numa equipa alargada, e com visões cruzadas sobre problemas comuns, é muito mais profícuo do que se for feito por um grupo reduzido. O debate será ainda alargado em breve a todas as instituições do concelho, bem como à população em geral.

No Marvão para Todos, a opinião de Todos é verdadeiramente importante!

Apresentadas as equipas publicamente e dada a conhecer a nossa extrema motivação para continuarmos a trabalhar em prol de um Marvão melhor e para Todos, passo a apresentar dois dos nossos pilares de atuação, caso os marvanenses nos confiem o seu voto:

A- Preocupação permanente com as pessoas e as suas necessidades;

B – Contribuição para um desenvolvimento económico sustentável.

No que diz respeito ao primeiro, centrado nas pessoas e nas suas necessidades, avançamos já com algumas propostas a título de exemplo:

1 – Democraticidade e liberdade: Pretendemos devolver aos marvanenses os princípios básicos da democraticidade e da liberdade que cultivam um verdadeiro contexto de identidade comunitária marvanense.
O concelho de Marvão tem sido assolado nos últimos tempos por clivagens, tiques de caciquismo e cultura do medo (“se não és dos meus, és contra mim”), inadmissíveis num Estado democrático e de direito e que em nada contribuem para uma comunidade criativa e de desenvolvimento. Uma comunidade com medo e oprimida é uma comunidade que se retrai e não desenvolve todas as suas potencialidades. Connosco ninguém será perseguido ou marginalizado por ter outra cor política ou pertencer a outro partido. Para nós, Todos os marvanenses serão iguais no tratamento. Para nós, o nome Marvão para Todos não será apenas um slogan ou uma denominação, terá que ser mesmo um princípio de saber estar quotidiano;

2 – Mobilidade: Marvão é um concelho de pequena dimensão, mas muito disperso. Assim, a mobilidade assume-se como uma prioridade. Por exemplo, é necessário implementar um circuito de transporte e acompanhamento dos munícipes mais dependentes para as diversas instituições (centros de saúde, câmara, etc.); fazer chegar serviços descentralizados da câmara às freguesias…

3 - Garantir o saneamento básico a todos os munícipes: Em pleno século XXI, o concelho de Marvão ainda tem graves problemas de saneamento básico, sobretudo na parte norte do concelho, o que é inadmissível! O Marvão para Todos terá aqui uma das suas principais prioridades para o primeiro mandato;

4 – Cuidados de Saúde: A candidatura do Marvão para Todos compromete-se a trabalhar em colaboração com a ULSNA e com privados, com a finalidade de melhorar a prestação de cuidados a todos os marvanenses, inclusivamente, proceder à contratação de técnicos que sejam carentes no concelho;

5 – Ensino e Educação: Muito há a fazer, mas sempre numa lógica de cooperação com o agrupamento local e as instituições escolares que recebem os jovens marvanenses no prosseguimento dos seus estudos. Para contrariar o abandono escolar e apoiar as famílias mais carenciadas, sugerimos a criação de um modelo estruturado de apoio a todos os estudantes que frequentem o sistema de ensino fora do concelho, de que fará parte a atribuição de passes sociais gratuitos, bem como a implementação mais alargada de bolsas de estudo no ensino superior;

6 – Apoio Social: Por exemplo, fomentar e liderar a constituição de uma “Federação” das Instituições de Apoio Social do concelho de Marvão, com vista a melhorar os cuidados de apoio social e a partilhar recursos;

7 – Serviços de Apoio aos Munícipes: Implementar o princípio de que os serviços camarários fazem parte da resolução de problemas dos munícipes e que não se deverão apresentar como mais um entrave e um condicionamento aos mesmos.

No que diz respeito ao segundo pilar, o do desenvolvimento económico sustentável, propomos:

1 – Investir fortemente na marca Marvão: Para o efeito, pretendemos dinamizar a certificação de produtos agrícolas, contribuir para facilitar o seu escoamento, no fundo, rentabilizar o potencial agrícola do nosso concelho, gerando emprego e receitas. Logo, potenciando a fixação de pessoas;
2 - Preservar e desenvolver o património edificado e natural que nos diferencia: Por exemplo, implementar uma rede organizada de circuitos pedestres por todo o concelho;

3 - Promover o diálogo e a cooperação entre a câmara e os “operadores” turísticos: Ser agente facilitador (e promotor) nos projetos estruturantes;

4 - Valorizar a marca Nordeste Alentejano e Valência de Alcântara: continuar e reforçar a cooperação efetiva com os concelhos vizinhos;

5 – Dinamizar um gabinete de apoio às empresas. Não queremos que este funcione como um museu estático, mas sim como um facilitador de informação especializada a facultar aos empresários, para que estes consigam ultrapassar mais facilmente os entraves que lhes surgem e desenvolver os seus projetos com sucesso. Sim, porque o sucesso dos nossos empresários representa uma garantia acrescida de emprego, riqueza e bem-estar, ajudando, assim, a fixar pessoas no concelho, o qual luta atualmente contra a interioridade e a desertificação.
Após a apresentação de algumas linhas gerais de atuação, penso que ficou bem claro que a nossa prioridade é a nossa terra e as nossas gentes e que será em prol disso que trabalharemos em exclusividade! Trabalharemos para que se viva melhor em Marvão, para que mais gente se orgulhe de partilhar connosco a nossa terra.
Contem comigo e com as equipas aqui hoje apresentadas!
Juntem-se a nós e ajudem-nos a contribuir para o sucesso desta candidatura! No fundo, ajudem-nos a ajudar-vos futuramente!
Viva o Movimento Independente Marvão para Todos!
Viva o concelho de Marvão e os marvanenses!


Sem comentários:

Enviar um comentário