quinta-feira, 25 de maio de 2017

Discurso de Fernando Bonito Dias, candidato a presidente da Assembleia Municipal do Marvão para Todos, na apresentação de candidatura do dia 6/5/2017


Boa tarde, minhas senhoras e meus senhores…
Quero agradecer a presença de todos vós nesta Apresentação do Movimento Independente “Marvão para Todos”. Acreditem, é uma presença muito importante!

1 – Reflexão inicial

Não sendo políticos, de profissão, hoje, nesta apresentação, estamos aqui a realizar uma ação política! Porque, por vezes, envolve motivações e comportamentos menos dignos, a política origina em muitos sentimentos de repulsa; de afastamento.

Contudo é importante lembrar que, vivendo nós em comunidade, é através da ação política que se tomam importantes decisões; importantes escolhas; na gestão da vida dessa mesma comunidade. 

Felizmente, num sistema democrático!

Se por causa desses comportamentos menos dignos aqueles que são pessoas livres, honestas e competentes se afastarem da política a quem ficarão entregues as tais escolhas? As tais decisões? Enfim, a gestão da comunidade. Da nossa comunidade! Da nossa terra! E, nesse cenário, a democracia sai defendida?

É, porventura, nesta reflexão que se baseia a primeira razão de aqui estarmos, hoje, a apresentar uma candidatura independente às eleições autárquicas de Marvão.

Quero, desde já, acrescentar um importante ponto a esta reflexão inicial. No “Marvão para Todos” sentimos o confronto político que agora vivemos (e que culminará nas eleições de um de Outubro) como algo perfeitamente normal e saudável em democracia. Para nós, isto não é uma guerra, nem se trata de combates pessoais. Haverá, com certeza, gente de que gostamos em todas as listas; gente que consideramos; de quem somos amigos ou até familiares! Aproveito, desde já, para enviar um cumprimento cordial e democrático a todos os candidatos das outras listas. Há pessoas que estimo em todas elas!

2 – As origens do Movimento

Conforme já referido, o Movimento independente “Marvão para Todos” surgiu, basicamente, por três razões principais.

1ª – O executivo que governava Marvão (ainda agora em funções) não trabalhava em equipa, não revelava dedicação, não mostrava capacidade de Gestão e a sua ação construtiva dirigia-se, reiteradamente, apenas na defesa dos interesses de alguns.

2ª – A oposição mostrava-se amorfa, sem organização, sem capacidade de ação e sem capacidade para atrair novas competências; apresentando, eleição após eleição, resultados cada vez menos conseguidos. A oposição não se revelava, portanto, uma alternativa com um projeto consistente capaz de alterar o rumo dos acontecimentos.

3ª – Face à ação do executivo, sentia-se um ambiente social no concelho pouco democrático.
Por isso, constituímo-nos como oposição ativa e decidimos avançar na construção de uma verdadeira solução alternativa de governação.

Hoje, todos podemos verificar, com dados objetivos, que estávamos certos e em boa hora decidimos avançar com o Movimento Independente “Marvão para todos”! Hoje, verifica-se que:

1º - A desintegração do executivo, que culminou em duas candidaturas autárquicas (a do PSD e a do CDS/PP), veio confirmar o óbvio: aquele executivo nunca foi uma verdadeira equipa de trabalho!

2º - A oposição formal (o PS), com a candidatura que agora apresenta, demonstrou não ter trabalhado ao longo do tempo, de forma consistente, qualquer projeto alternativo, tendo necessidade de recorrer (já em último recurso) a uma personalidade resgatada ao seu passado longínquo.

3º - Verifica-se hoje, claramente, com variadíssimos episódios contados na primeira pessoa, que a pressão e perseguição aos que não apoiam o poder atualmente vigente em Marvão é uma realidade diária e persistente.

Portanto, não existe, de facto, justiça em Marvão! Não existe, de facto, um verdadeiro ambiente democrático no concelho de Marvão.

Hoje, afirmamos, perfeitamente convictos: Pela democracia, pela liberdade e pela apresentação de uma alternativa livre e consistente (que seja para todos) em boa hora decidimos avançar, com independência partidária, com o Movimento Independente “Marvão Para Todos”!

Optámos, democraticamente, pelo caminho, diria, mais difícil; mais espinhoso. Poderíamos estar confortavelmente instalados no seio de uma máquina partidária, sem necessidade de proceder à recolha de assinaturas, com fortes apoios logísticos e financeiros, com profissionais da política na organização da candidatura e da campanha…

Contudo, embora com um processo muito mais difícil e trabalhoso, sinto-me muito confortável; sentimos-nos muito confortáveis; no seio do Movimento Independente.
Pois só assim, com independência, não estando sujeitos aos interesses partidários, às jogadas de bastidores, às imposições e manipulações, aos arranjos por interesses eleitorais (completamente incompatíveis com a realidade dos 4 anos anteriores) seremos verdadeiramente livres para fazer as nossas escolhas e implementar o nosso projeto. Prestando contas apenas à nossa consciência e aos marvanenses!

É que, infelizmente, hoje o ambiente político-partidário em Marvão é completamente diferente dos tempos de António Andrade ou Manuel da Paz, por exemplo, pois valores como a decência e respeito (pelos opositores políticos) são cada vez mais mal tratados. Vive-se, hoje, no seio dos partidos e na relação entre eles um ambiente que, me parece, não dignifica ninguém!


3 – As equipas que agora apresentamos

Como previsto, durante este longo período, fomos ganhando Identidade e seguindo um processo natural de construção do projeto e das equipas.

Como previsto, durante este longo período, os vários elementos do grupo foram-se dando a conhecer. Através dos seus comportamentos, foram revelando a sua personalidade, as suas prioridades e, até, claros objetivos individuais.

Entretanto o grupo foi crescendo e muitos outros (jovens e menos jovens) se foram juntando ao “Marvão para Todos”, tornado, assim, o Movimento Independente cada vez mais forte! Hoje, chegou o dia, apresentamos as nossas equipas e já algumas linhas orientadoras do nosso projeto.

Como temos vindo a afirmar, pretendemos sobretudo (ao contrário do que agora se verifica) ter a gerir os destinos do nosso concelho, uma EQUIPA DEDICADA, COESA, COMPETENTE E JUSTA!

3.1 - As Juntas de Freguesia

Uma das linhas orientadoras que já apresentámos é “Promover a cooperação e coordenação permanente do trabalho entre o executivo camarário e as juntas de freguesia”.

Para as juntas de freguesia apresentamos equipas constituídas por elementos cujas competências se complementam. A complementaridade entre o “SABER” e o “SABER FAZER” foi uma premissa fundamental para a constituição dessas equipas.

Para estar à frente de uma Junta de Freguesia não chega ser simpático! É preciso competência para “FAZER ACONTECER” para “AGIR”, em equipa (sempre) e em coordenação com a Câmara Municipal. Estou convicto que apresentamos equipas com estas características.

3.2 – Assembleia Municipal

Para a AM apresentamos uma equipa que muito me orgulho de encabeçar!

Apresentamos gente com muita experiência autárquica e gente que estará nesta atividade pela primeira vez; apresentamos jovens e menos jovens; temos a comunidade estrangeira representada (comunidade que, pensamos, deve ser ouvida e acarinhada); enfim, apresentamos gente com diferentes sensibilidades.

E, acima de tudo, apresentamos gente com elevado sentido crítico. Gente capaz de “pensar pela sua cabeça” na defesa das melhores soluções para o seu concelho. Por isso, com o “Marvão para Todos” comprometemo-nos a defender uma AM com características completamente antagónicas à que temos tido nos últimos anos!

Com o Movimento Independente teremos, seguramente:

- Uma AM que procurará envolver a comunidade, realizando-se às 20.00h e, face à dispersão do concelho, realizando-se pelo menos uma vez por ano em cada uma das outras freguesias (Beirã, SAA e SSA).

- Uma AM em que os seus membros serão ativos, terão autonomia para apresentar as suas ideias e para votar, cada assunto, de acordo com a sua consciência.

- Uma AM transparente. Em que todos terão sempre oportunidade de se expressar; membros de todas e forças ali representas e o público, de acordo com o Regimento.

- Uma AM dominada e gerida pelos seus membros, de acordo com o Regimento, e não pelo poder executivo vigente.

Este é o meu compromisso! Este é o compromisso da Equipa da AM!

3.3 – Câmara Municipal

No que concerne à Câmara Municipal, orgulhamo-nos de apresentar (já) uma equipa de 5 elementos em que, mais uma vez, a complementaridade de competências é uma evidência.

A liderar esta equipa apresentamos alguém que, como era nossa intenção inicial, emergiu naturalmente na evolução deste longo processo. Alguém que não se impôs; alguém que não foi imposto!

Há dois anos e meio, não conhecia pessoalmente a Prof. Teresa Simão, mas sabia, que:

- Era um dos marvanenses com melhor curriculum académico (com licenciatura, mestrado e doutoramento…)

- Tinha um permanente interesse e ligação ao concelho de Marvão, através da pesquisa, investigação e publicação de trabalhos sobre o seu património imaterial.

- O seu trabalho como Professora no concelho era valorizado por dezenas de jovens que iam sendo seus alunos (e respetivos pais).

(Aproveito para me dirigir especialmente a esses jovens, solicitando o seu apoio para a nossa causa, pois se há quem conheça bem as capacidades da Prof. Teresa Simão são eles, com certeza!).
Após estes dois anos e meio de trabalho conjunto neste projeto, posso acrescentar que a Prof. 

Teresa Simão:
- Apesar do seu importante curriculum académico é de uma simplicidade desconcertante;
- Tem uma capacidade de trabalho extraordinária;
- Tem uma capacidade de organização assinalável,
- É dedicada. É persistente. É batalhadora;
- Revela uma enorme capacidade de liderança; mas sempre trabalhando em equipa;
- É muito exigente (sempre com ela própria em primeiro lugar); dá o exemplo,
- Revela sentido de justiça;

E, acima de tudo:
- É confiável! Com ela existe um rumo, sabemos o que dela esperar!
Caso assim os marvanenses o determinem, será, garantidamente, uma excelente presidente de Câmara!

A Prof. Teresa Simão e a sua equipa representam, nestas autárquicas em Marvão, a única alternativa virada para o futuro! Senão vejamos:

Saídas do atual executivo temos a candidatura do PSD (com a qual se pretende manter o poder vigente a todo o custo) e temos a candidatura do CDS/PP (denominada Viver Marvão), que esteve os últimos doze anos a partilhar esse mesmo poder;

E temos uma terceira alternativa, a da oposição formal (do PS), que apresenta uma candidata, como referi anteriormente, resgatada dum passado longínquo.

Estamos, portanto, perante três candidaturas, de três máquinas partidárias (PSD, CDS/PP e PS), todas elas originárias e viradas para o passado! Parece-me assim claro que a alternativa de futuro, a verdadeira mudança, é apresentada pelo Movimento Independente “Marvão para Todos”, através da Prof. Teresa Simão.

4 – Os 3 cenários possíveis no futuro – Este projeto “Marvão para Todos”, após todo o processo de desenvolvimento descrito, enfrentará, dia um de outubro, um de três cenários alternativos:

1º Cenário -  Os Marvanenses não lhe revêem qualidade e não dão mandatos aos seus elementos. Neste cenário ficaríamos naturalmente decepcionados mas de consciência tranquila pois, não concordando com a governação vigente, não nos limitámos a criticar e avançámos com uma alternativa.

2º Cenário – Os Marvanenses revêem alguma qualidade no projeto, dando-lhe mandatos, mas como oposição (seja as Juntas, AM ou Câmara). Neste cenário desenvolveremos, certamente, uma oposição ativa, consistente e construtiva, pois pretendemos que este Movimento seja um projeto de futuro. 

3º Cenário – Os Marvanenses revêem grande qualidade no projeto, dando-lhe mandato para governar. Neste cenário, como referi, temos equipas capazes, competentes e motivadas (seja nas Juntas, AM ou Câmara) para desenvolver um bom trabalho em prol de TODOS os marvanenses.

Em resumo, o nosso compromisso é colocar à disposição dos marvanenses as nossas experiências e competências (sejam académicas, sejam profissionais, sejam de vida) bem como a verticalidade, a honestidade e o elevado espírito de liberdade e democracia. Sempre com muita paixão pela nossa terra!

Acima de tudo, pretendemos defender a Justiça e a Democracia na nossa terra! 

Eu nasci em 1970 e sou filho de pequenos agricultores. Se não tivesse sido a revolução democrática de 74 jamais teria tido o percurso de vida que tive oportunidade de ter; jamais teria a oportunidade de estar hoje AQUI!

Uma palavra final para todos os elementos das nossas listas, os já anunciados e os ainda não anunciados: Não temos máquina partidária ao nosso dispor, mas temos já um elevado número de pessoas, muito capazes. Precisamos de todos e de outros que se queiram a nós ainda juntar. Precisamos do esforço, dedicação e coração de todos para levar este barco a bom porto… Para que em Outubro os Marvanenses votem, com razão, no CORAÇÃO!

Viva Marvão!

Viva um concelho de Marvão REALMENTE para todos!


Obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário